Moda, quadrinhos e abstratos
5 AULAS MÁGICAS
5 AULAS MÁGICAS

 

 
 
 
 
 

 
 
 
 
   

 

Então, podemos dizer que desenhar deveria estar em nossas vidas, assim como os exercícios físicos jamais deveriam ter saído para que não tivéssemos que usá-los como terapia e assim pudéssemos usufruir de uma saúde física e mental por toda a vida. Além disso, desenhar é um poder incomum, o poder de captar imagens do mundo e colocá-las no papel.

    Portanto, incentive as crianças a desenhar e a pintar e descubra o que a arte pode fazer por você, seja qual for a sua idade.

Veja a página seguinte.

 

ARTE E SAÚDE
ATRÁS DO PREJUÍZO

Quando o artista está vivo em qualquer pessoa,qualquer que seja o seu tipo de trabalho, ela se torna uma criatura inventiva, pesquisadora, ousada e expressiva. Torna-se interessante aos olhos de outras pessoas. Perturba, agita, esclarece e abre o caminho para uma melhor compreensão. Quando aqueles que não são artistas estão procurando fechar o livro, ele o abre e mostra que ainda há um grande número de páginas possíveis.

Robert Henri, The Art Spirit, 1923.
In: Betty Edwards. Desenhando com o lado direito do cérebro, 2003.

Mas uma cultura racionalista, verbal e analítica nos “treina” em apenas uma maneira de “ver” e acabamos recorrendo à arte, somente mais tarde, para tentar “tirar o prejuízo” e aliviar o estresse. 

Podemos dizer que a humanidade busca recuperar essa plenitude perdida tentando silenciar o pensamento sequencial, irrequieto e dominante do lado esquerdo do cérebro através de práticas como o yoga, a meditação e até mesmo o álcool e outras drogas.

Como um tipo de meditação ativa, o desenho e a pintura nos fazem acessar o lado direito do cérebro, podendo nos fazer melhores médicos, advogados, jornalistas e não apenas melhores arquitetos, designers ou artistas.

POR QUE DESENHAR E PINTAR?

     Brincar de montar castelos com cubinhos, dançar, ou desenhar, são atividades próprias do lado direito do cérebro. Podemos exercitá-las desde a infância e isso nos fará seres humanos mais completos. Porque até mesmo áreas como a matemática e a literatura utilizam este lado perceptivo, bem como a criatividade nasce dele.

Por isso temos tido também como alunos, designers, animadores de jogos eletrônicos, dentistas, médicos e biólogos que buscam complementar os seus conhecimentos e ampliar os seus horizontes cognitivos. E, de brinde, podem desenhar seus pais, filhos, enamorados e o mundo inteiro a sua volta.