Cinco Aulas Mágicas

O método se propõe a ensinar ao estudante de desenho e pintura a explorar melhor o seu potencial perceptivo, o mesmo que usamos para dirigir, jogar vídeo game, praticar esportes, ou seja, o método ensina a usar o raciocínio espacial. Aprende-se a não deixar o hemisfério esquerdo do cérebro interferir na percepção com o que ele pensa que sabe a respeito do que está vendo. Afinal ele é o dominante e acaba desenhando por símbolos, enquanto que o hemisfério direito percebe as formas e os tons como realmente são. Desbloquear essa percepção representa um atalho que acaba por evitar que o estudante fique num longo processo de tentativas e erros, ou em cursos mais demorados, que focam mais na prática excessiva de algumas técnicas específicas. No caso dos que já desenham, o método preenche lacunas de um olhar já utilizado pelo estudante, porém é utilizado intuitivamente, sem uma plena consciência do caminho que é percorrido, o que leva a erros ou acertos acidentais.

Sobre os resultados alcançados pelos alunos, embora a evolução dos alunos seja incrivelmente surpreendente (veja o ANTES E DEPOIS na galeria do 5 AULAS MÁGICAS), é preciso dizer que a proposta do 5 AULAS MÁGICAS não é ensinar a desenhar em toda a amplitude que isso representa e sim ensinar a OLHAR para desenhar realisticamente. "Saber desenhar" é algo relativo e depende dos diferentes estilos e vertentes cujos alunos já optaram e/ou se aprofundarão mais adiante após a conclusão deste curso.

Quando nos perguntam se todos conseguem, respondo que todos podem, mas nem todos conseguem. Isso porque se tem a ideia generalizada de que a arte funciona como terapia, trazendo calma e paciência a quem a pratica. Isso até é verdade, mas eu diria que nem sempre é assim, pois é preciso um mínimo de calma e paciência para praticá-la. Muitas vezes o pretendente ao curso é muito hiperativo, o que o impede de executar os exercícios necessários, fazendo-o desistir. Mas isso só nos casos mais extremos de hiperatividade. Aqueles cujo remédio provavelmente seriam esportes mais intensos, como basquete ou artes marciais (no caso de dúvida sobre isso é melhor conversar pessoalmente com o professor, pois há os casos em que se é ansioso no dia a dia, mas o desenho acaba realmente por acalmar a mente).

O fato é que quem efetivamente completa o curso, executando todos os exercícios propostos, sai completamente satisfeito com a sua própria evolução.

Obs: É importante dizer que o tempo de curso se adapta ao do aluno. Nem sempre são apenas 5 aulas. Na verdade, só os mais experientes e ao mesmo tempo desprendidos terminam em 5 aulas. Há um conteúdo teórico programado e os respectivos exercícios práticos que o atestam. O tempo em que o aluno os executará é que determinará a quantidade de vindas à escola. Os mais inexperientes e/ou meticulosos podem levar até 9 aulas.

TÉCNICAS - Lápis grafite, papel A4, três tipos diferentes de borracha.

(Não é um curso especificamente de técnicas, mas de fundamentos e truques do olhar. Embora aborde com cuidado o assunto, mostrando e respeitando várias técnicas e estilos possíveis com base nesse novo olhar. O uso de materiais específicos e como utilizá-los é de suma importância, mas produzem efeitos e estilos diferentes, independentemente de o desenho ser realístico ou não)

IDADE: acima de 11 anos. Obs: Há curso infantil para crianças abaixo de 11 anos. Com valores diferenciados. Veja no ícone VALORES. 

CARGA HORÁRIA - Cinco aulas de três horas, cada uma (no mínimo) podendo se estender por até mais quatro aulas, isso para os mais inexperientes e para os mais meticulosos (sem acréscimo no valor do pagamento).

DIAS DISPONÍVEIS - terças, quartas, sextas, nos períodos da manhã (das 9h às 12h), ou da tarde (das 14h às 17h).

Efetuado uma ou mais vezes por semana, a combinar previamente com a escola, não é preciso esperar formar turma. Para se iniciar o curso basta se conciliar as agendas da escola e de um único aluno, se for o caso. A noite é uma vez por semana, nas terças ou quartas feiras.

● Obs: A matrícula deverá ser efetuada com antecedência de no mínimo três dias do que se deseja iniciar o curso.

● ATENÇÃO: - Para alunos com idade inferior a 18 anos, a matrícula deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis