Fase III

É um período de treinos a partir de modelo vivo no qual se busca, acima de tudo, um equilíbrio entre a percepção da proporção exata e uma leve espontaneidade nos traços e pinceladas. A ideia do professor Marshall é de que, sendo a partir de modelo vivo, quando se quer alcançar um bom resultado de desenhos e se tem pouco tempo e o motivo não estará estático como um objeto e ainda possui uma anatomia ao mesmo tempo complexa e mais passível de uma análise crítica, a tensão nos treinos será maior, o que deve trazer à tona, na mente do treinando, uma mistura de todo o conhecimento adquirido com a sua emoção na provação do ao vivo. Essa mistura é a fórmula ideal para produzir o estado mental mais propício ao desenvolvimento e à consolidação do aprendizado.

Além disso, quanto mais se treina a partir desse desafio, menos difícil se tornam todos os outros, visto que ele contém, em boa parte, todos os demais. Proporção, sombra e luz, anatomia, perspectiva, cores, composição, etc.

As sessões não são necessariamente a partir de modelos nus, mas o nu se faz necessário para os estudos de anatomia e para a exploração pelo estudante de arte dos demais aspectos da nudez. Tanto o de sua inocência como o da sua sensualidade podem estar na mira do artista que queira estudar como retransmiti-los através de sua arte. Casey Baugh, um dos artistas que é uma das maiores referências do professor Marshall, afirma ter treinado dessa maneira por dez anos antes de ter avançado para pintura a óleo. O que provavelmente explique a maestria na pintura de Baugh.

- IDADE - Alunos menores de 18 anos devem trazer os pais para assinarem uma autorização por escrito.

- MATERIAIS:

- CARVÃO - sobre papel Jornal

- PASTEL - sobre papel Canson Miteintes 

- AQUARELA - sobre papel

- LÁPIS GRAFITE - sobre diversos papéis

- CARGA HORÁRIA e DIAS DISPONÍVEIS - São aulas de três horas, realizadas a combinar com o professor, alternando os dias da FASE II cuja lotação estiver completa.

Manhã - das 9h às 12h.

Tarde - das 14h às 17h.

Noite - das 19h às 22h.

● Pode-se pular essa fase direto para a FASE IV (pintura a óleo), ou cursá-las simultaneamente, se assim o aluno desejar.