Pra quem desenha e pra quem nem sabe que pode.

  O método se propõe a mostrar que qualquer um pode desenvolver a habilidade do desenho, assim como se propõe a ensinar aos que já desenham a descobrirem um potencial perceptivo que pode estar encoberto pela racionalidade, quando se vai desenhar, mas que usamos para dirigir, jogar vídeo game, praticar esportes, etc. Em resumo, o método ensina a usar os caminhos e atalhos do raciocínio espacial e a não deixar o hemisfério esquerdo do cérebro (o verbal, conceitual e analítico) interferir na percepção com o que ele pensa que sabe a respeito do que está sendo observado. Afinal, ele é o dominante e acaba desenhando por símbolos, ou os deixando interferir na percepção, enquanto que o hemisfério direito percebe as formas e os tons como realmente são. Desbloquear essa percepção representa um atalho que acaba por evitar que o estudante fique num longo processo de tentativas e erros, ou em cursos mais demorados, que focam mais na prática excessiva de algumas técnicas específicas, do que efetivamente importa, que é a maneira certa de olhar. No caso dos que já desenham, o método preenche lacunas de um olhar já utilizado pelo estudante, porém é utilizado intuitivamente, sem uma plena consciência do caminho que é percorrido, o que leva, tanto a erros, como a acertos acidentais.

Sobre os resultados alcançados pelos alunos, é importante dizer que as suas evoluções, embora sejam incrivelmente surpreendentes (veja o ANTES E DEPOIS na galeria do 5 AULAS MÁGICAS), demostram que o aluno aprendeu um novo olhar para o desenho realístico, mas que deve ser treinado e aperfeiçoado no sentido de se conquistar uma prática fluída e espontânea. Mas esse novo olhar é inquestionável e fundamental, não só para o desenho realístico, mas para tantos tantos outros estilos. No entanto, saber desenhar, será sempre algo relativo e dependente de aprofundamento nos fundamentos e técnicas de um determinado estilo escolhido para se seguir.  Há verdadeiras sumidades do desenho realístico que não são especialistas em ilustrações e animações estilizadas, por exemplo, assim como há excelentes quadrinistas e ilustradores que não são proficientes no desenho realístico

 Todos conseguem?
 Todos podem. Mas nem todos conseguem.
 Há uma ideia generalizada de que a arte funcionaria como terapia, trazendo calma e paciência a quem a pratica. Isso até é verdade, mas nem sempre é assim, pois é preciso um mínimo de calma e paciência para se praticar a arte. Se o pretendente ao curso for hiperativo a ponto de ficar impossibilitado de executar os exercícios necessários, é possível que ele realmente não consiga e seja melhor procurar a sua "terapia" em atividades mais agitadas e dinâmicas, como o basquete ou em artes marciais, por exemplo. Essas atividades seriam mais adequadas ao seu perfil. Mas isso só nos casos mais extremos de hiperatividade. Em havendo dúvida sobre esse aspecto, é melhor conversar pessoalmente com o professor, pois há os casos em que se é ansioso no dia a dia, mas quando se para pra desenhar, pelos caminhos corretos, a mente fica mais tranquila. Nesse caso o desenho acaba realmente por acalmar a mente.

O fato é que quem efetivamente completa o curso, executando todos os exercícios propostos, sai completamente satisfeito com a sua própria evolução.

*Obs: É importante dizer que o tempo de curso se adapta ao perfil do aluno. São 5 aulas, mas, na verdade, só os mais experientes e ao mesmo tempo desprendidos terminam em 5 encontros. O tempo que o aluno executará os exercícios práticos a partir do conteúdo teórico programado, é o que determinará a quantidade de vindas à escola. Os mais inexperientes e/ou mais meticulosos podem levar até 7, ou 8 encontros (sem alteração no valor do curso). 

TÉCNICAS - Lápis grafite, papel A4 e borracha macia (material de responsabilidade do aluno).

(Não é um curso especificamente de técnicas, mas de fundamentos e truques do olhar. Embora aborde com cuidado o assunto, mostrando e respeitando várias técnicas e estilos possíveis com base nesse novo olhar. O uso de materiais específicos e como utilizá-los é de suma importância, mas produzem efeitos e estilos diferentes, independentemente de o desenho ser realístico, ou não)

IDADE: acima de 11 anos (com algumas excessões a alguns alunos, cuja concentração e dedicação superam a média em sua idade).  

CARGA HORÁRIA - Cinco aulas de três horas, cada uma, podendo se estender por até mais duas ou três aulas, isso para os mais inexperientes e para os mais meticulosos (sem acréscimo no valor do pagamento).

DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS  

As aulas tem duração de 3 horas.

Efetuado uma ou mais vezes por semana, a combinar previamente com a escola, não é preciso esperar formar turma. Para se iniciar o curso basta se conciliar as agendas da escola e de um único aluno, se for o caso. A noite é uma vez por semana, nas terças ou quartas feiras - descontos para os alunos que se encaixarem em formação de turmas) - veja em  VALORES. 

● Obs: A matrícula deverá ser efetuada com antecedência de no mínimo três dias do que se deseja iniciar o curso.

● ATENÇÃO: - Para alunos com idade inferior a 18 anos, a matrícula deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis.